Top 10: discos mais importantes do rock baiano

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Rock (13 de julho), o iBahia destaca a participação feminina cada vez mais intensa no cenário musical do Estado, e para fazer diferente das votações de costume, convidamos um time formado por mulheres atuantes no segmento para a difícil tarefa de escolher os 10 discos essenciais do rock baiano.

O júri foi composto pelas cantoras Pitty, Érika Martins (ex-Penélope), Nancy Viégas e Mariana Diniz (Matiz), as jornalistas Lívia Rangel (iBahia), Nilma Gonçalves (Correio*) e a fotógrafa Sora Maia (Correio*), e Cássia Cardoso (produtora cultural e DJ).

Cada jurada indicou seus 10 discos favoritos, por ordem de importância, e a equipe de Cultura do iBahia cruzou as informações, pontuando os álbuns de acordo com o ranking indicado por cada uma delas e ainda os discos que foram votados mais de uma vez. Ao todo, foram citados 41 discos, entre CDs, LPs e até fitinha K7, dentre os quais destacaram-se, entre os dez mais votados, trabalhos de artistas e bandas que marcaram época (alguns ainda em atividade), como Raul Seixas (dois discos indicados), Camisa de Vênus (três discos), Novos Baianos, Úteros em Fúria, The Dead Billies (dois álbuns), Pitty, Cascadura (dois discos) e Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta (dois discos).

A disputa acirrada traz ainda, logo após a sequência do Top 10, os trabalhos de bandas como a brincando de deus (três discos indicados) e Retrofoguetes (dois álbuns). Outro destaque foram menções às coletâneas "Bazar Musical SSA 1" e "Umdabahia", que serviam de catalisador do que de melhor havia na época em que foram lançados; sem falar na indicação da fitinha K7 “Plic Ploc”, uma demo da banda Penélope.
Confira o TOP 10 dos discos essenciais do rock baiano, segundo o júri feminino do iBahia:

Raulzito e os Panteras - Raulzito e os Panteras (1968)
Wombs in Rage – Úteros em Fúria (1993)
Krig-ha, Bandolo! – Raul Seixas (1973)
Camisa de Vênus – Camisa de Vênus (1983)
Don´t Mess With The Dead Billies – The Dead Billies (1995)
Heartfelt Sessions – The Dead Billies (1999)
Acabou Chorare – Novos Baianos (1972)
Bogary – Cascadura (2006)
Frascos, Comprimidos, Compressas – Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta (2009)
10º Admirável Chip Novo – Pitty (2003)


SHARE

Visitante!

Olá! Seja bem vindo, espero que gostem!

  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário