"Especial Rock Brasil: Os anos 2000" Destaca Pitty como a vocalista de rock mais sexy da América Latina

Os anos 2000 começaram de maneira trágica para o rock brasileiro. Somente em 2001, quatro ocorrências graves acometeram figuras ligadas à música: em fevereiro, Herbert Vianna, guitarrista e vocalista dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente com um ultraleve e ficou paraplégico. Com o tempo, recuperou-se parcialmente e voltou a fazer shows em uma cadeira de rodas.Marcelo Yuka, baterista d'O Rappa, foi baleado e também ficou paraplégico, dando fim à sua carreira nas baquetas. Marcelo Frommer, guitarrista dos Titãs, morreu atropelado por um motoqueiro em junho. E por último, mas não menos importante, Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro, aos 39 anos, em razão de um infarto do miocárdio.






Os Raimundos sofreram uma separação e nunca mais foram os mesmos: o vocalista Rodolfoconverteu-se ao cristianismo e saiu da banda para formar o projeto Rodox, que também acabaria algum tempo depois. Os Raimundos seguiram seu vocalista original, mas a banda não conseguiu repetir o mesmo sucesso de outrora.

Mas a década não foi formada apenas de tragédias: bandas que tiveram início anos antes lançaram discos a partir de 2000 e tiveram exposição na mídia. As bandas gaúchas Bidê ou BaldeVídeo Hits e Cachorro Grande (em sua maioria influenciadas por bandas dos anos 60), despontaram para o cenário nacional: . Outros grupos como Ludov e Autoramas também conquistaram lugares de destaque no circuito independente e apareceram com vídeos na MTV.

CPM 22 foi uma das primeiras bandas brasileiras de hardcore melódico a chamar atenção da grande mídia, abrindo caminho para uma nova geração de grupos que seguiam a mesma sonoridade. Em 2001, o grupo ganhou um disco de ouro pelo disco CPM 22, e em 2008 faturou um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock, por Cidade Cinza.

Pitty surgiu em 2003 com o disco Admirável Chip Novo, que vendeu mais de 700 mil cópias e tornou-se o álbum de rock mais vendido do Brasil naquele ano. A baiana não chama atenção apenas por fazer um som pesado com letras em português: em 2010, foi eleita a vocalista de rock mais sexy da América Latina e a 35ª do mundo.






A partir de anos 2000, a internet desempenhou um papel primordial na divulgação de bandas de rock independentes brasileiras, fazendo com que o fluxo de informações da cena fosse quase tão grande quanto o de grandes gravadoras. No início com a Tramavirtual, passando pelo MySpace,OrkutLastFM e chegando até o Twitter e o SoundCloud, a web virou instrumento de expressão para que músicos espalhassem seu trabalho aos quatro cantos do mundo.

Leia a matéria completa no Portal Vírgula clicando aqui.
SHARE

Visitante!

Olá! Seja bem vindo, espero que gostem!

  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário